O Sintect/SC está conversando com a DR/SC para reverter a
proibição, pois a música no ambiente de trabalho pode melhorar o
desempenho das atividades dos trabalhadores dos Correios.
Ouvir música está entre as atividades das quais causam a sensação de prazer no organismo. A música no ambiente de trabalho pode beneficiar tanto o trabalhador quando o patrão porque ela é capaz de influenciar o ritmo produtivo na execução de uma atividade. Com isso, além de melhorar o ambiente de trabalho, ouvir música, aumenta a produtividade.
A música auxilia o trabalhador quando ele necessita desempenhar uma função que seja repetitiva e manual. A melodia aumenta o estado de alerta, a eficiência e a concentração. O uso de fones de ouvido transforma a música numa poderosa ferramenta para o desempenho das atividades laborais.
Um estudo realizado pela pesquisadora Teresa Lesiuk, da Universidade de Miami (EUA), com profissionais da área de tecnologia constatou que os trabalhadores que têm o hábito de escutar música apresentam melhores ideias e finalizam suas atividades mais rapidamente.
A DR/SC proibiu os trabalhadores de ouvir música no local de trabalho. A pedido da categoria, o Sintect/SC está conversando com a DR/SC para reverter a proibição, pois a música no ambiente de trabalho pode melhorar o desempenho das atividades dos trabalhadores dos Correios.
Os dirigentes do Sintect/SC reuniram um conjunto de informações para justificar os benefícios da música no ambiente de trabalho.