Sindicato participa de reunião com o presidente dos Correios
Secretário Geral do Sintect/SC cobra soluções e defende direitos dos ecetistas.
O Secretário-Geral do Sintect/SC, Helio Samuel de Medeiros, foi enfático ao expor ao presidente dos Correios, Emmanoel Schmidt Rondon, a real situação vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras em Santa Catarina.
Durante a reunião, Hélio Samuel expressou a insatisfação da categoria e exigiu soluções imediatas para os principais problemas enfrentados pelos ecetistas.
O dirigente sindical cobrou o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com manutenção de todas as cláusulas, reajuste nos salários e benefícios, fim do fechamento de unidades, regularização do plano de saúde e contratação dos concursados.
Também defendeu a participação efetiva dos trabalhadores e trabalhadoras na reestruturação dos Correios, destacando que nenhuma decisão sobre o futuro da empresa deve ser tomada sem ouvir quem está na base.
O presidente Emmanoel Rondon afirmou que pretende fechar o ACT diretamente na mesa de negociação, sem a interferência do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Em sua fala, apresentou um panorama da situação financeira da empresa, atribuindo as dificuldades atuais à má gestão de governos anteriores.
Rondon informou ainda que não há, no momento, viabilidade financeira para a convocação dos concursados, mas que a contratação poderá ocorrer até 2027.
Disse também que a política do Plano de Demissão Voluntária (PDV) será mantida, embora não esteja prevista a abertura de um novo PDV neste ano.