Acidente no CEE São José com caixas contêineres serve como alerta para tragédia que causou a morte de um trabalhador em SP.

A caixa com o palete mais pesado estava na parte superior, ocasionando a queda.

No CEE São José, um trabalhador ao utilizar uma paleteira elétrica para descarregar o caminhão de transporte de encomendas dos Correios, sofreu um acidente, no percurso de aproximadamente 30 metros dentro da Unidade, quando ao realizar uma curva, o conjunto tombou sobre uma parede divisória de fórmica e vidro. 
 
A caixa com o palete mais pesado estava na parte superior, desequilibrando e ocasionando a queda, durante o deslocamento. 
 
Ao descarregar o caminhão ao invés de retirar um palete de cima do outro e transportá-los individualmente, o trabalhador deslocou os dois empilhados.
 
Por sorte, nenhum trabalhador estava no posto de trabalho no momento do acidente, que ocorreu pela manhã.
 
O impacto causou a quebra da parede e dos vidros. 
 
Este incidente é atribuído à imprudência gerada pela falta de orientação adequada aos ecetistas por parte dos gestores da Unidade que por sua vez não recebem a orientação correta para realizar a atividade, das áreas responsáveis, a partir da Superintendência Regional. 
 
Recomendações de Segurança
 
Nas imagens é possível perceber que a falta de espaço na Unidade, obriga os trabalhadores a empilharem os contêinerem em quantidade acima do limite recomendado pelo fabricante. 
 
Para evitar acidentes desse tipo, é imprescindível que os paletes sejam retirados um por vez e transportados individualmente para o chão. 
 
Caso seja necessário manusear dois paletes simultaneamente, o transporte deve ser feito com o empilhamento seguro e seguindo as orientações do fabricante.
 
Condições do Material
 
Os paletes em questão carregavam caixas contêineres feitas de papelão ondulado reforçado, posicionadas sobre bases plásticas com tampas do mesmo material. 
 
Conforme especificado pelo fabricante, cada caixa suporta até 530 kg e deve ser transportada no modelo "um por um", com empilhamento máximo de dois contêineres.
 
No acidente, a caixa contêiner mais pesada estava na parte superior. 
 
Caso ambas estivessem carregadas com sua capacidade máxima, o peso total ultrapassaria 1.000 kg, o que compromete ainda mais a segurança durante o transporte.
 
Histórico
 
O transporte de dois paletes empilhados tem sido uma prática comum para economizar tempo, apesar dos riscos. 
 
Em novembro deste ano, já houve um óbito no CEE Santo André em São Paulo devido a falta de correta orientação.
 
Ação do sindicato
 
Os dirigentes do Sintect/SC reforçam a necessidade de os trabalhadores seguirem rigorosamente as orientações de segurança. 
 
Além disso, o sindicato cobra dos gestores dos Correios que providenciem condições adequadas para que os trabalhadores não coloquem suas vidas em risco durante o exercício de suas funções.
 
O acidente no CEE São José é um alerta para que normas e procedimentos de segurança sejam seguidos e respeitados, garantindo a proteção de todos no ambiente de trabalho.

0800-646-1992

(48) 3346-1992

(48) 3346-3448

sintect.santacatarina@gmail.com

Das 8h as 12h / 13h as 17h

Designed by HTML Codex