Respeito não tem cor, tem consciência
Por meio de ações de conscientização o sindicato tem sido uma voz ativa destacando a importância da igualdade de oportunidades e o combate ao racismo dentro e fora do ambiente de trabalho.
Respeito não tem cor, tem consciência: uma afirmação que ganha ainda mais força no dia 20 de novembro, quando celebramos o Dia da Consciência Negra no Brasil.
Essa data é de reflexão sobre a luta histórica do povo negro contra o racismo e todas as formas de discriminação.
É um convite para reconhecer o legado de líderes como Zumbi dos Palmares, que lutaram pela liberdade e pela igualdade, e para honrar a contribuição da população negra na construção de nossa cultura, história e sociedade.
Mais do que uma homenagem, o Dia da Consciência Negra nos lembra que o combate ao racismo estrutural e a todos os tipos de preconceitos deve ser uma luta diária.
Mas afinal, o que é racismo estrutural? Trata-se de um tipo de racismo que está enraizado nas instituições, políticas públicas, práticas sociais e culturais, perpetuando desigualdades entre brancos e negros.
Ele não se limita a atitudes individuais, mas opera de maneira sistêmica, influenciando o acesso à educação, saúde, mercado de trabalho, moradia e justiça.
Esse tipo de racismo é frequentemente invisível para quem não sente seus efeitos diretos, mas é profundamente sentido pela população negra, que enfrenta barreiras históricas e sociais para acessar direitos básicos.
Um exemplo de enfrentamento ao racismo estrutural está no trabalho incansável dos dirigentes do Sintect/SC, que têm se dedicado a promover a luta antirracista no ambiente dos Correios, com foco nos trabalhadores negros.
Por meio de ações de conscientização o sindicato tem sido uma voz ativa destacando a importância da igualdade de oportunidades e o combate ao racismo dentro e fora do ambiente de trabalho.
Além disso, o Sintect/SC busca valorizar as contribuições dos trabalhadores independente da cor da pele.
Neste dia, mais que em todos os outros, a mensagem é clara: respeito não tem cor, tem consciência.
Que possamos transformar essa frase em atitude, agindo com empatia, responsabilidade e compromisso, promovendo a valorização da diversidade e o respeito as diferenças.
Ações e atitudes antirracistas incluem:
-
Educar-se sobre racismo e entender como ele está presente nas estruturas sociais, políticas e econômicas;
-
Reconhecer o racismo estrutural em políticas e práticas institucionais, promovendo mudanças para garantir equidade;
-
Ouvir e amplificar vozes negras, valorizando suas experiências e promovendo espaços de protagonismo;
-
Denunciar práticas racistas, especialmente em ambientes de trabalho, fortalecendo políticas internas de diversidade e inclusão;
-
Promover iniciativas como as do Sintect/SC, incentivando o diálogo e o engajamento coletivo contra o racismo;
-
Repensar privilégios e atitudes que possam reforçar preconceitos, trabalhando ativamente para desconstruí-los;
-
Valorizar a cultura negra e suas contribuições para a construção da identidade nacional;
-
Fortalecer a representatividade negra nas organizações e instituições, garantindo igualdade de oportunidades.
#MESCONSCIENCIANEGRA
#FENTECT
#CORREIOS
#SINTECTSC
#CUTSC