Ecetistas de Santa Catarina participam do Encontro Nacional para debater a equidade dentro dos Correios
Carla Regina Oss-Emer, Laura Regina Chierighini, Elizandra de Oliveira Rodrigues, Andréia Duarte Souza e Michelle Bitencourt estão em Brasília participando do 24º Encontro Nacional de Mulheres da Fentect.
As trabalhadoras ecetistas de Santa Catarina Carla Regina Oss-Emer, Laura Regina Chierighini, Elizandra de Oliveira Rodrigues, Andréia Duarte Souza e Michelle Bitencourt estão em Brasília participando do 24º Encontro Nacional de Mulheres da Fentect, evento que ocorre antes do Conrep.
O evento está sendo realizado no auditório do Hotel Laguna Plaza, no Núcleo Bandeirante, em Brasília (DF).
Na segunda-feira, 20 de maio, a deputada Erika Kokay participou do Encontro Nacional de Mulheres da Fentect e destacou que a representação feminina no ambiente político nacional ainda é uma busca por mais presença nos espaços de poder.
As mulheres representam 51,1% da população brasileira, mas, na política, os números não refletem essa maioria.
Embora a proporção de deputadas na Câmara Federal tenha aumentado de 14,8% em setembro de 2020 para 17,9% em novembro de 2023, o Brasil está na 133ª posição de um ranking de 186 países que avalia a inclusão de mulheres parlamentares em cargos públicos.
A paridade de gênero nos espaços políticos é uma luta histórica das mulheres.
Trata-se de uma política para fortalecer e incentivar a participação igualitária das mulheres no poder, um direito democrático para que atuem em igualdade de condições.
A igualdade de direitos entre homens e mulheres, a paridade de gênero nos espaços sindicais e a inserção da mulher na política serão temas debatidos nesta edição do Encontro Nacional de Mulheres da Fentect.
"O importante é que a mulher se sinta à vontade para participar dessas discussões; que elas assumam essa luta e ocupem cada vez mais os espaços sociais e políticos. Que a cultura machista não seja um obstáculo para que a mulher conquiste e avance na luta", avalia Amanda Corsino, secretária nacional de Mulheres Trabalhadoras da CUT e presidenta do Sintect/DF.
Fonte - com informações da Fentect