Dirigentes do Sintect/SC participam de formação em negociações coletivas

Entre os 8 a 11 de abril, os dirigentes do Sintect/SC Fernado Alegre, Érico dos Santos e Luis Alberto participaram na Escola Sul da CUT, em Florianópolis, da Oficina de Formação sobre Negociação e Contratação Coletiva 2024.

Oficina de Formação sobre Negociação e Contratação Coletiva apresenta uma abordagem abrangente e crítica sobre temas cruciais para a compreensão e atuação no ambiente de trabalho e acontece na Escola Sul da CUT.

As temáticas abordadas vão desde a exploração das dinâmicas políticas, econômicas e sociais que influenciam diretamente as negociações coletivas, fornecendo aos participantes ferramentas para uma análise estratégica e informada.

Durante o curso, os dirigentes compreenderam qual é o papel histórico e contemporâneo dos sindicatos nas relações de trabalho, incluindo seus desafios, conquistas e transformações ao longo do tempo.

Haverá um estudo aprofundado das transformações nas relações entre empregadores e empregados durante o período Vargas, destacando o contexto histórico e suas repercussões até os dias atuais.

Também foi realizada uma analise o da proposta da CUT como paradigma, abordando questões como sistema de representação, fortalecimento da sindicalização e estratégias de organização de campanhas.

Além disso, os participantes fizeram uma avaliação das particularidades e desafios da negociação em um contexto econômico dinâmico, explorando os conceitos-chave da negociação coletiva.

Foram exploradas as regulamentações e os cenários políticos que moldam o ambiente de negociação no país, bem como o desenvolvimento de habilidades para planejar e executar campanhas eficazes, com foco na negociação coletiva.

Durante o curso acontece uma oficina prática de construção de pautas, destacando a relevância das cláusulas sociais nas negociações.

Na formação, os participantes também desenvolvem habilidades de argumentação e persuasão, fundamentais para o processo de negociação, e compreenderão a importância da comunicação sindical, destacando seu papel no decorrer da negociação.

Foram explorados os aspectos legais e práticos relacionados à greve e seu impacto, assim como a organização no local de trabalho e sua contribuição para as negociações coletivas.

Por fim, os dirigentes participaram de um exercício final de simulação de mesa de negociação, integrando todos os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso.

Fonte - www.escolasul.org.br