Ministério do trabalho responde ao pedido de reunião para tratar do pagamento do adicional de periculosidade

Uma reunião com o governo federal ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 13/3, entre a presidenta do Sintect/DF, Amanda Corsino, representando os ecetistas pela Fentect, para tratar do assunto.

A portaria 1.565/14 que regulamenta a lei de periculosidade não está mais vigente devido uma ação judicial e o processo já transitou em julgado.
 
Isso significa que a decisão torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.
 
O desembargador Alexandre Vasconcelos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, foi quem suspendeu, em liminar, os efeitos da portaria.  
 
Com isso, os Correios decidiram parar de fazer o pagamento do adicional de periculosidade aos Carteiros Motociclista. 
 
Para  que o pagamento volte ao contracheque é necessário elaborar uma nova portaria.
 
E o caminho para a criação desta portaria é o Ministério do Trabalho.
 
Por isso, a diretoria do Sintect/SC, assim como a Federação, solicitaram uma reunião com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
 
A reunião ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 13/3, entre a presidenta do Sintect/DF, Amanda Corsino, representando os ecetistas pela Fentect, com a coordenadora geral de fiscalização em segurança e saúde no trabalho, Viviane Forte, e o auditor do trabalho, Rogério Silva Araújo. 
 
Como resultado concreto, foi estabelecida a nossa participação em uma Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), o fórum oficial do governo federal para discutir questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho.
 
A próxima reunião da CTPP está marcada para os dias 26 e 27 de março, onde será discutida a elaboração da nova portaria, visando garantir o pagamento do adicional de periculosidade pelos Correios. 
 
Além da presença da Fentect, a comissão contará com dois representantes da Central Única dos Trabalhadores.
 
Enquanto aguardam a regularização da nova portaria, a direção do Sintect/SC continuará pressionando os Correios para efetuarem os pagamentos, argumentando que a legislação referente à periculosidade ainda está em vigor. 
 
No mês passado, o Secretário Geral do Sintect/SC, Hélio Samuel de Medeiros, esteve presente em um encontro com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Florianópolis, junto a representantes das centrais sindicais e federações de trabalhadores do estado.
 
Fonte - Fentect
 
Foto - Amanda Corsino, Rogério Silva Araujo e Viviane Forte
 
#FENTECT
#CORREIOS
#SINTECTSC
#CUTSC
 
 
 

 

0800-646-1992

(48) 3346-1992

(48) 3346-3448

sintect.santacatarina@gmail.com

Das 8h as 12h / 13h as 17h

Designed by HTML Codex