Balanço do trabalho dos dirigentes do Sintect/SC - Gestão 2021-2024

Entidade segue consolidando conquistas para o benefício coletivo dos trabalhadores dos Correios.

A atual gestão do Sintect/SC, comprometida com o bem-estar dos trabalhadores ecetistas, tomou medidas estratégicas para atender às demandas da categoria, demonstrando eficiência e responsabilidade.

Realizamos o Pé na Estrada para estar mais próximo da base, ouvindo e informando os trabalhadores sobre as ações do sindicato.

Garantimos aos trabalhadores um profissional de saúde para avaliação de doenças ocupacionais, atendendo a uma demanda essencial da categoria.

Contratamos um médico do trabalho para agilizar o atendimento relacionado a CAT, quando a empresa se recusa, e para consultas médicas quando o INSS nega benefícios.

A entidade ingressou no Poder Judiciário com 20 ações buscando, entre outros direitos, a folga semanal remunerada, adicional de horas-extras aos sábados, isonomia para os trabalhadores deficientes, reparação por dano moral coletivo e individual decorrente de assédio moral praticado por gestores, direito de greve e pagamento de adicionais suprimidos após o retorno da pandemia.

Todo o setor jurídico foi reestruturado, com a designação de cada advogado para uma área específica: Walter para o direito coletivo, Bianka, Jean, Fabiano, João, Samantha e Rafael para o direito individual do trabalho, Matheus para o Previdenciário, Danilo para o Cível e Administrativo, e Raquel assumindo a área de direito penal no início deste ano.

Durante esta gestão, serão concluídos aproximadamente 1300 atendimentos, tanto presenciais quanto por meio de tele e vídeo conferência.

Viagens até as Unidades pelo estado foram realizadas pelos advogados, atendendo aos pedidos dos dirigentes, para resolver os problemas diretamente na base.

Combatemos a convocação sem folga remunerada aos finais de semana, obtendo decisões favoráveis para os trabalhadores.

Além disso, enfrentamos desafios como o desconto indevido nos salários e participamos ativamente do Grupo de Trabalho dedicado à Postal Saúde.

Destacamos também nossa atuação contra o racismo e o assédio nos Correios, colaborando com a federação para desenvolver estratégias de combate.

A gestão participou de discussões sobre paridade de gênero, evidenciando a importância da igualdade e promovendo ações para reconstruir os Correios.

Estivemos ao lado dos trabalhadores MOTs, lutando contra a falta de pagamento por parte da empresa terceirizada.

Propusemos medidas inovadoras, como a isenção de multas em acidentes de trânsito durante a atividade, beneficiando todos os trabalhadores em Santa Catarina.

Mantivemos um compromisso firme com a gestão financeira responsável dos recursos dos trabalhadores.

Investimos na estrutura da sede do sindicato, realizando reformas para preservar o patrimônio da categoria e oferecer um melhor atendimento aos sindicalizados.

Dedicamo-nos à renegociação de contratos vitais, abrangendo áreas como internet, seguros, telefonia celular e equipamentos de escritório, incluindo impressoras.

Adicionalmente, efetuamos a quitação do veículo utilizado, marcando um passo significativo em direção à sustentabilidade financeira do sindicato.

Seguimos próximos aos movimentos sociais, federação e da Central sindical por entender o nosso comprometimento com toda a classe trabalhadora.

Participamos ativamente de audiências públicas e viagens a Brasília para defender os interesses da categoria.

Na construção do Acordo Coletivo de Trabalho, ampliamos a quantidade de cláusulas, resgatando normativas retiradas no governo anterior.

Assinamos termo de adesão aos benefícios de licença-maternidade, estendendo-a para 180 dias, beneficiando mais de mil trabalhadores.

O Sintect/SC atuou em defesa dos aposentados, buscando incorporar o vale-alimentação ou refeição ao benefício de aposentadoria.

Promovemos a capacitação dos dirigentes, participando de cursos e orientando a categoria em diversas situações, desde acidentes de trânsito até esclarecimentos sobre ações judiciais.

Em nossa gestão, obtivemos o benefício de folga no aniversário, valorizando o trabalhador.

Mantemos uma comunicação eficaz, utilizando diversas ferramentas digitais para manter os trabalhadores informados.

A nossa campanha de sindicalização é permanente e busca fortalecer a participação dos companheiros na vida sindical.

Destacamos, com ênfase, a nossa busca incansável pela reconquista de direitos históricos e pela necessidade de realização de Concurso Público.

Neste contexto, é motivo de orgulho afirmar que não sofremos nenhum retrocesso, não experimentamos derrotas e continuamos avançando, consolidando conquistas para o benefício coletivo.