1° Fórum Pró Equidade dos Correios em SC promove debate sobre igualdade de gênero, violência contra a mulher e racismo
Durante o fórum, diversas palestras serão conduzidas, abordando temas como violência contra a mulher, racismo e preconceito.
Na próxima sexta-feira, dia 10/11, o Comitê Intersetorial de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos, composto por trabalhadores dos Correios em Santa Catarina, realizará o 1° Fórum Pró Equidade.
O evento tem como propósito criar um espaço de reflexão e diálogo para a construção de um ambiente mais justo e igualitário, abordando questões relacionadas à diversidade, gênero, raça e o enfrentamento ao assédio.
Durante o fórum, diversas palestras serão conduzidas, abordando temas como violência contra a mulher, racismo e preconceito.
Entre os destaques estão a palestra sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, ministrada pelas policiais militares Hellen de Andrade e Renata Vieira, do 7? Batalhão de Polícia Militar – São José.
No decorrer da manhã, o professor, pesquisador e coordenador-geral da Escola Olodum Sul, Marcos Canetta, abordará o tema "Negritude em Santa Catarina".
A assistente social e ativista da causa LGBTQIAPN+, Lirous K’yo Fonseca Ávila, encerrará as palestras discutindo "A importância do respeito às diversidades nos ambientes de trabalho e no convívio social".
O evento acontecerá no auditório do Complexo Operacional e Administrativo dos Correios em Santa Catarina, permitindo a participação ativa dos funcionários.
PROGRAMAÇÃO
8h15 — Recepção
8h30 — Abertura (com a superintendente estadual dos Correios em Santa Catarina, Elisiane Laurindo)
8h45/9h25 — Palestra "Grupos de Trabalho sobre diversidade nos Correios" (com a assessora especial da Presidência dos Correios e coordenadora do GT Nacional, Vilma Maria Santos dos Reis)
9h30/10h10 — Palestra "Combate à violência doméstica e familiar contra a mulher” (com Hellen de Andrade e Renata Vieira, do 7?Batalhão de Polícia Militar – São José)
10h10/10h35 — coffee-break
10h40/11h40 — Palestra: "Negritude em Santa Catarina” (com o professor, pesquisador e coordenador-geral da Escola Olodum Sul, Marcos Canetta)
13h30/13h50 — Apresentação cultural com o grupo Pegada Nagô
13h55/14h15 — Lançamento livro "Sai da frente, estafermo - Saga de mulheres negras em SC" (com os escritores Delman Ferreira e Paulo Sá Brito)
14h20/15h — Palestra "A importância do respeito às diversidades nos ambientes de trabalho e noconvívio social" (com a assistente social e ativista da causa LGBTQIAPN+, Lirous K’yo Fonseca Ávila)
15h05 — "Equidade nos Correios e Governo Federal" (participação em vídeo da superintendente executiva de Gestão de Pessoas dos Correios, Ângela Rosa da Silva)
15h10 — Encerramento / coffee-break