O 14° Congresso Nacional da CUT (CONCUT), proporcionou a realização de debates sobre o futuro da classe trabalhadora, além da eleição dos próximos dirigentes da Direção Executiva da CUT.
Durante o Congresso foi eleita a nova diretoria executiva da entidade que atuará nos próximos quatro anos, entre 2023 a 2027.
- Os Correios, representando pelos trabalhadores, fizeram um movimento histórico com a inserção de três companheiros ecetistas na direção nacional da CUT. Isso demonstra que nós estamos indo no caminho certo, para continuar lutando pelo fortalecimento e pela valorização dos trabalhadores dos Correios. E isso, graças à Fentect e a nova direção. - afirmou o Secretário Geral do Sintect/SC Hélio Samuel de Medeiros.
Foram criadas quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística e das Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas.
Na presidência foi reeleito o metalúrgico do ABC Sergio Nobre.
A vice-presidência ficará com a bancária Juvandia Moreira, também presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
A Secretaria-Geral estará sob o comando do representante do ramo químico, Renato Zulato.
O 14º Congresso Nacional da CUT – “Luta, direitos e democracia que transformam vidas” – acontece em um dos mais importantes momentos da história da classe trabalhadora brasileira.
O congresso se destaca por ser este o ano em que a CUT celebra seus 40 anos de existência e de luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras e, é o primeiro ano de um novo governo.