Sintect/SC presta seu apoio aos trabalhadores da rede municipal da educação da Palhoça

A greve dos trabalhadores(as) do magistério municipal de Palhoça, que persiste de forma indeterminada, é uma manifestação legítima em busca de justiça e equidade.

Os dirigentes do Sintect/SC Hélio Samuel de Medeiros e Jacques Bitencourt (assista) entregaram moção de repúdio, expressando a total solidariedade da entidade aos trabalhadores da Educação da rede pública municipal de ensino de Palhoça.

É lamentável a situação enfrentada pelos Educadores em sua luta pela implementação do piso do magistério na carreira, pela defesa dos direitos dos Professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT’s), pela melhoria das condições de trabalho nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), bem como pela rejeição veemente do Projeto de Lei 074/2023, atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores.

O sindicato da categoria tem se esforçado para construir alternativas e promover um diálogo construtivo com a administração, com o objetivo de encontrar soluções que atendam às legítimas pautas da Educação.

Contudo, é com preocupação que observamos a postura intransigente do prefeito Eduardo Freccia, que tem demonstrado uma lamentável falta de sensibilidade e inteligência política ao não priorizar a Educação em seu município.

A ausência de um diálogo efetivo e a falta de atenção às demandas da categoria revelam uma postura inadequada para um líder que deveria representar os interesses de toda a comunidade.

Além das reivindicações salariais e de carreira, a pauta da categoria também abarca questões cruciais relativas à segurança e bem-estar das crianças e servidores(as) nas unidades de ensino.

É inaceitável que problemas graves que afetam diretamente a segurança e a qualidade da educação oferecida nas escolas e CEIs sejam ignorados pela administração municipal.

A solidariedade do Sintect/SC transcende a mera esfera sindical, uma vez que representamos também trabalhadores dos Correios que residem em Palhoça, muitos dos quais têm laços familiares e de amizade com os que estudam e trabalham na rede municipal de ensino.

- Repudiamos veementemente a postura intransigente do prefeito Eduardo Freccia e instamos a administração municipal a reconhecer a importância da Educação como pilar fundamental para o desenvolvimento e o futuro da cidade. Expressamos, portanto, nosso total apoio aos trabalhadores da Educação em sua luta legítima por melhores condições de trabalho, remuneração justa e segurança nas escolas e CEIs. Esperamos que a administração municipal reveja sua postura e demonstre um compromisso genuíno com a valorização da Educação e o bem-estar de toda a comunidade palhocense - destacou o Secretário Geral do Sintect/SC Hélio Samuel.