Capacitando dirigentes sindicais para fortalecer a consciência de classe

O objetivo do curso foi capacitar os dirigentes para se tornarem formadores dos trabalhadores de base, promovendo a consciência de classe entre a categoria.

Durante o período de maio de 2022 a junho de 2023, os dirigentes do Sintect/SC Érico Santos, Fernando Alegre, Luiz Alberto e Ricardo Vieira participaram do curso de Formador de Formadores da CUT SC, juntamente com representantes sindicais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O curso teve uma carga horária total de 190 horas e foi dividido em 6 módulos, abordando temas específicos.

No primeiro módulo, foram discutidos conceitos relacionados à educação no trabalho e no movimento sindical, bem como a política nacional de formação da CUT.

Também foram abordados os métodos, técnicas e planejamento necessários para a execução de atividades formativas.

No segundo módulo, foram tratados temas como análise de conjuntura, trabalho de base, educação popular e o uso de novas tecnologias.

O terceiro módulo destacou o trabalho como um princípio educativo, abordando a concepção de educação integral e a formação profissional da CUT.

No quarto módulo, foi realizada uma discussão sobre a relação entre classe social, gênero, raça e sexualidade, e como esses fatores estruturam as desigualdades na sociedade brasileira.

No quinto módulo, foram reforçadas as metodologias da educação popular, bem como novos métodos e técnicas de intervenção na realidade.

Por fim, no sexto módulo, foram apresentados à rede nacional de formação, as diretrizes do plano nacional de formação e a importância da articulação dessa rede.

Além disso, foi discutido o papel das secretarias de formação dos ramos e estados na articulação da política nacional de formação.

A partir de agora, o Sintect/SC adquire um novo status, tornando-se um sindicato capacitador.

Em breve, serão promovidos cursos em toda a base de sócios, visando identificar e desenvolver novas lideranças sindicais.

Essa gestão busca se consolidar como uma administração diferenciada, qualificada e comprometida com o desenvolvimento sindical da categoria.