Saiba mais: Encontro de mulheres fortalece a luta das trabalhadoras dos Correios

As ecetistas catarinenses Kaciani Bortoli e Débora Schimitz Avelino participaram como delegadas do Sintect/SC.

As ecetistas catarinenses Kaciani Bortoli e Débora Schimitz Avelino participaram como delegadas do Sintect/SC do Encontro de Mulheres organizado pela Fentect para discutir a paridade dentro da estatal como forma de ação para reconstruir os Correios e o Brasil.

No cenário atual, em que a reconstrução dos Correios e do Brasil é uma prioridade, as mulheres trabalhadoras ecetistas estão desempenhando um papel fundamental nesse processo com determinação e coragem.

Sob o tema “Paridade”, o Encontro de Mulheres não apenas destacou a importância da igualdade de gênero, mas também ressaltou o protagonismo das mulheres na luta por um ambiente de trabalho justo e livre de assédio moral e sexual.

Para a Atendente Comercial Débora Schimitz Avelino, que atua na AC Floresta em São José (SC), o Encontro de Mulheres pela Reconstrução dos Correios e do Brasil é uma plataforma poderosa para as trabalhadoras compartilharem suas histórias, experiências e estratégias para enfrentar os problemas no local de trabalho.

- Não deveria, mas estou habituada a ser interrompida por homens quando estou falando, de receber clientes homens que levantam a voz pra mim, mas se tornam um cordeirinho ao tratar do assunto com outro homem - expõe Débora.

Essas trabalhadoras, que enfrentam diariamente desafios e obstáculos, têm se destacado como símbolos de resistência e transformação e por isso têm demonstrado coragem ao quebrar o silêncio, erguendo suas vozes contra as violações e reivindicando seus direitos.

- Durante as falas percebemos um desabafo coletivo das mulheres ao relatarem as tribulações que ocorrem no dia a dia de trabalho nos Correios, pois convivemos com atitudes e comportamentos machistas - comenta Débora.

Além de oferecer um espaço seguro para o diálogo e a solidariedade, o evento também promoveu a conscientização sobre a importância da representatividade feminina nos Correios.

- O encontro foi uma experiência enriquecedora, pois constatamos que os desafios enfrentados no sul são os mesmos do norte e nordeste, ou seja, se estendem por todo o território nacional - afirmou a delegada Kaciani Bortoli.

O Encontro permitiu conhecer trabalhadoras com experiência sindical que estão lutando por pelos direitos dos ecetistas e para questionar a estatal para que valorize a luta das ecetistas por melhores condições de trabalho.

- Eu uso um uniforme para trabalhar que foi cortado e costurado pensando num corpo masculino. Quantas mulheres estão ocupando cargos de superintendência nos Correios? As gestões são majoritariamente ocupadas por homens - questiona Débora.

O Encontro de Mulheres não é apenas uma reunião, mas um marco na luta por justiça e igualdade.

- As mulheres precisam estar dentro dos espaços de debates políticos e acredito que a própria FENTECT deva considerar a ideia de elaborar uma cartilha e promover atividades de capacitação para as trabalhadoras - sugere Débora.

- Acreditamos que a conscientização é um passo crucial para conquistar uma sociedade mais justa e inclusiva, onde mulheres e homens possam usufruir dos mesmos direitos e oportunidades - destacou Kaciani Bortoli.

O Encontro foi uma oportunidade para pensar e propor mudanças significativas nos Correios e na sociedade brasileira como um todo e para discutir as estratégias de combate ao assédio moral e sexual, buscando soluções que garantam um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todas.

Saiba mais

Todos os anos, as ecetistas se reúnem em Brasília, para participar do Encontro de Mulheres, onde são tratados temas de importância não só para a luta pela igualdade de gênero, mas também para reconhecer o protagonismo das mulheres na luta por um ambiente de trabalho justo e livre de assédio moral e sexual.

Dentro do calendário de mobilização divulgado pela federação, consta as datas para a realização das assembleias para eleger os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras para participar do Enconro de Mulheres e do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Correios (Conrep).

O Encontro de Mulheres acontece antes do Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Correios (CONREP), sendo realizado em Brasília, nos dias que antecedem o Conrep.

No Conrep são definidos três encaminhamentos: pauta de reivindicação, o comando de negociação e o calendário de mobilização nacional.