Preconceito em debate no Sintect/SC

Drigentes do Sintect/SC realizaram uma mesa de debates para trazer a tona a discussão sobre o racismo na sociedade brasileira para fortalecer a luta de classe como sendo uma luta contra qualquer tipo preconceito.

CONSCIÊNCIA - no mês da Conciência Negra os dirigentes do Sintect/SC realizaram uma mesa de debates para trazer a tona a discussão sobre o racismo na sociedade brasileira para fortalecer a luta de classe como sendo uma luta contra qualquer tipo preconceito. 

O ambiente de trabalho é um espaço onde o preconceito se manifesta de várias maneiras seja pela cor da pele ou o gênero e para apresentar esse e outros assuntos como o empreendedorismo como ação de resistência, o Sintect/SC convidou quatro palestrantes. 

A dirigente do Sindiprevs/SC Vera Lucia da Silva Santos diretora da Secretaria de Gênero Raça e Classe da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde do Trabalho e Previdência Social (FENASPS) que abordou o cotidiano vivenciado por centenas de trabalhadores dos Correios. 

Vera relatou as dificuldades que sofre como dirigente sindical, uma história pessoal de luta contra a discriminação, orientando e desenvolvendo atividades de reflexão no espaço sindical. 

O ex-vereador da Câmara Municipal de Florianópolis e atualmente diretor do Sinte/SC, o professor Márcio de Souza, abordou a construção do racismo numa perspectiva politica e histórica, realizando reflexões sobre quais movimentos podem ser eficientes na resistência dos negros na esfera pública.

Souza destacou a luta do homem e da mulher negra na conquista de seus direitos, por liberdade, a partir dos movimentos de conscientização se apropriando dos espaços de discussão.

O militante do Movimento Negro há 32 anos, Augusto Luiz Fernandes Júnior, coordenador de políticas públicas para a promoção da igualdade racial - COPPIR e atual Secretário Municipal Adjunto de Segurança Pública de Florianópolis falou dos desafios e barreiras no âmbito do trabalho, da escola e da vida social.

A proposta de Juninho Mamão passa pelo investimento na Educação dos jovens, evidenciando a história dos antepassados para impedir o seu esquecimento cultural com a prática da luta contra o preconceito.

O administrador Douglas Pacheco é um empreendedor com atividade no mundo dos negócios na área de tecnologia e cofundador do Movimento Morro do Silício, membro da comunidade MiddleValley, mentor no Cocriation Lab Florianópolis.

Ele apresentou o empreendedorismo como uma ferramenta de empoderamento para os negros, incentivando jovens a ter uma atitude empreendedora. Douglas tem atuado com capacitação, orientando jovens que pretendem desenvolver alguma atividade na área de tecnologia.

Assista a trechos dos debates:

Palestrante: Márcio de Souza

Palestrante: Douglas Pacheco

0800-646-1992

(48) 3346-1992

(48) 3346-3448

sintect.santacatarina@gmail.com

Das 8h as 12h / 13h as 17h

Designed by HTML Codex