Dia do (OTT)
Dia do Operador de Triagem e Transbordo
Os Correios celebram no dia 24 de abril o Dia do Operador de Triagem e Transbordo (OTT).
Atualmente, a empresa conta com cerca de 10 mil profissionais atuando nesta área, que possuem como principais atribuições o processo de tratamento e encaminhamento de cartas e encomendas – incluindo manuseio, preparação, triagem, separação e conferência dos mais de 40 milhões de objetos entregues pela estatal todos os dias.
O que faz: Operador de Triagem e Transbordo (OTT)
O Operador de Triagem e Transbordo é o responsável no dia a dia, dos Correios ou de uma empresa de logística, em fazer a seleção dos itens que são enviados.
Sobre a profissão
O profissional precisar ser atento e organizado, pois além de fazer a seleção de itens, terá que acomodar pacotes em transporte e receber encomendas.
Rotina do trabalho
No dia a dia o profissional irá executar as etapas do processo de tratamento e encaminhamento (manuseio, preparação, triagem, separação, conferência, unitização, recepção, despachos e outros) de objetos postais, contratos especiais, demais produtos e serviços da empresa, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas inclusive as de segurança, para atender ao plano de trabalho estabelecido.
Extinção do cargo
A extinção do cargo de OTT é uma tentativa da empresa em substituir os trabalhadores por mão de obra barata e resolver o problema de déficit de pessoal nas áreas de atendimento e distribuição.
“O déficit de pessoal na ECT é grande, e o governo tenta resolver esse problema extinguindo o cargo de Operador de Triagem, levando esses trabalhadores para as áreas de distribuição e atendimento, a fim de suprir as demandas dessas áreas”.
Essa situação é preocupante, pois os trabalhadores concursados serão substituídos por mão de obra barata e inicialmente desqualificada.
“Ao invés de estruturar a empresa, assistimos o desmonte da empresa que é patrimônio público de mais de 350 anos”.