Diga não ao assédio moral
Única forma segura, sigilosa e eficaz de denunciar o assédio moral é por meio do Sindicato.
O dia 2 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral, prática que consiste na exposição do trabalhador a situações humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante o trabalho como forma de gestão para cobrança de metas e resultados. Essa conduta abusiva, em razão de sua repetição ou sistematização, atenta contra a personalidade, dignidade e integridade psíquica e física da pessoa, ameaçando seu emprego e degradando o ambiente de trabalho.
Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos
Pesquisa do portal Vagas.com revelou que 47,3% dos profissionais já sofreram assédio moral. Desses, 87,5% afirmam não ter denunciado a agressão por medo de represálias.
Os dados revelam que o assédio moral é prática comum nas empresas, problema que também está fortemente presente nas unidades (CDDs, ACs, CTEs, CTCs, CEEs e etc...).
“O assédio moral não é uma questão de relações interpessoais. É uma forma de organização que mina a solidariedade e enfraquece os trabalhadores. E, sem dúvida, pode levar ao adoecimento”.
Separamos algumas dicas para ajudar a reagir contra o assédio moral:
1. Anote com detalhes todas as humilhações sofridas (dia, mês, ano, hora, local ou setor, nome do agressor, colegas que testemunharam conteúdo da conversa e o que mais achar necessário).
2. Procure a ajuda do Sindicato e dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que já sofreram humilhações do agressor. O apoio é fundamental dentro e fora da empresa.
3. Evite conversar com o agressor sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho ou representante sindical.
4. Relate o acontecido para outros canais da sociedade além do Sindicato, como o Ministério Público e a Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina.
5. Divida seus problemas com os familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da autoestima, dignidade, identidade e cidadania.
DIREÇÃO SINTECT/SC
Juntos venceremos mais essa batalha.
Designed by HTML Codex