2º Encontro Nacional do MML reúne mais de mil mulheres trabalhadoras e jovens
Foram dois dias intensos de debates políticos e trocas de experiências
importantes para fortalecer as mulheres trabalhadoras e jovens.
“Construindo um caminho de resistência e luta das mulheres trabalhadoras contra a opressão e a exploração! ”. Foi esse o signo do 2º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta (MML) que ocorreu nos dias 21 e 22 de abril, em São Paulo. Foram dois dias intensos de debates políticos e trocas de experiências importantes para fortalecer as mulheres trabalhadoras e jovens.
Para construir esse encontro, mulheres de diversas regiões, se reuniram, discutiram política, fizeram atividades financeiras com brechós, pedágios, festinhas, tudo para garantir a independência financeira do evento e enviar suas delegações.
Dessa forma, fortaleceram um trabalho de base nas suas categorias para seguir com uma luta classista contra o machismo. Lotaram o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, local do encontro, e se dividiram nos debates setoriais colocando 19 temas em discussão.
A abertura no sábado trouxe ao plenário um importante debate de conjuntura sobre a “Crise econômica e o aprofundamento do machismo e toda forma de opressão: os desafios e tarefas do movimento de mulheres frente à situação política do Brasil e do mundo”. A discussão foi colocada pelas companheiras Marcela Azevedo, da Executiva do MML, e Dayse Oliveira, ativista do movimento negro e da educação do Rio de Janeiro.
No domingo ocorreu uma mesa de discussão sobre trabalho de base e, logo após, a votação das resoluções elaboradas pelos GTs e o anúncio dos nomes das companheiras que compõem agora a nova direção executiva do MML, todos referendados por votação no plenário.
O Movimento Mulheres em Luta completou 10 anos de existência no final de semana do Encontro. Uma história de muitas lutas e organização das mulheres trabalhadoras na defesa de seus direitos, no combate ao machismo e à exploração.
O MML também levantou uma forte campanha denunciando o turismo sexual, o assédio, as encoxadas no transporte público, e construiu, junto com diversas categorias, os encontros de mulheres e as secretarias e departamentos de mulheres nos sindicatos.
Opinião das participantes sobre o Encontro
O encontro do MML me fortaleceu, me ajudou a ver que devemos nos unir, que juntas podemos melhorar a situação do país, que devemos ir a luta e construir um Brasil sem precoceito. Nós juntas somos fortes. Também, foi muito bom participar dos debates, entender e conhecer as mulheres de todo o país. Discutir assuntos que ainda estão pendentes na nossa vida. Porque não podemos deixar um candidato a presidência falar que mulher só dá prejuízo, e que uma mulher não merecia nem ser estuprada de tão feia, ou seja, é bom ser estuprada. Isso é inadmissível.
Gabriela - Carteira São Miguel do Oeste
O encontro foi extremamente valioso, pois demonstra que existe alternativa de luta, mobilização e fortalecimento coletivo das mulheres sem cair na “sinuca petistaXdireita”. Tinham dezenas de trabalhadoras dos correios do Brasil todo lá, com disposição para lutar o ano todo, dentro e fora da campanha salarial, e isso é muito importante! Além disso, ver as diferentes realidades de cada mulher, de diferentes profissões, regiões do país, mostra que a necessidade de lutar perpassa todas as mulheres da nossa classe.
Thais Ciara - Assistente Social COA
Para mim o Encontro Nacional do MML foi de um ganho excepcional. Diante de uma conjuntura de ataques a classe trabalhadora, que vem desde o governo FHC até os atuais governos do PT/Temer, nos mulheres somos as principais atacadas com as mudanças da Reforma Trabalhista e da tentativa de Reforma Previdenciária, principalmente quando se falar em uma mulher negra, indígena e/ou LGBT. Por esse motivo, ver centenas de mulheres de diversas categorias em unidade para debater, analisar e propor uma revolução da classe trabalhadora é mais que estimulante, é uma necessidade. Além disso, ver um coletivo expressivo de nossa categoria Ecetista presente e debatendo a atual situação dos Correios e a importância da mulher no fronte de batalha é uma sensação de vitória dentro de nossa classe.
Priscila - Carteira Estreito
Resoluções aprovada durante o Encontro do MML
Resolução Política
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/resolucao-politica-2en/
Plano de Lutas
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/plano-de-lutas-2en/
Aborto
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/abordo-2en/
Assédio nos transportes
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/assedio-nos-transportes-2en/
Aposentadas
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/aposentadas-2en/
Creches e Educação Infantil
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/creches-educacao-infantil-2en/
Encarceramento
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/encarceramento-2en/
Educação Pública
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/educacao-publica-2en/
Espaços Sindicais
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/espacos-sindicais-2en/
Gordofobia
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/gordofobia-2en/
Indígenas
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/indigenas-2en/
Internacional
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/internacional-2en/
Jovens
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/jovens-2en/
LGBT
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/lgbt-2en/
Luta contra a violência
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/luta-contra-violencia-2en/
Luta pelo território
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/luta-pelo-territorio-2en/
Manifestações Culturais e Artísticas
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/cultura-e-arte-2en/
Mulheres do Campo
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/mulheres-do-campo-2en/
Negras
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/mulheres-negras-2en/
Operárias
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/mulheres-operarias-2en/
Saúde Integral
http://movimentomulheresemluta.org/2018/04/saude-integral-2en/
fonte: MML