Nova unidade dos Correios é inaugurada e apresenta problemas
O sistema de ventilação tem sido proporcionado pelos próprios
trabalhadores, com a utilização de ventiladores trazidos de casa
para
amenizar o calor e assim evitar desmaios devido as altas
temperaturas.
No último dia 25/01, a diretoria dos Correios em Santa
Catarina inaugurou o novo, mas inacabado, prédio do CDD Balneário Camboriu. Ao
ser questionado sobre a climatização, o diretor dos Correios, alegou que foi realizado
um estudo sobre o isolamento térmico da temperatura no ambiente, e essa
temperatura seria inferior a sentida da rua. Uma medida importante, já que em
dias de sol forte a sensação térmica pode se aproximar dos 40 graus centigrados.
Entretanto, essa redução da temperatura não é inferior a um grau,
o que mantêm o calor, e por conseqüência aumenta o desgaste físico dos trabalhadores,
e em alguns casos leva ao mal estar. O sistema de ventilação tem sido
proporcionado com a utilização de ventiladores trazidospelos próprios trabalhadores para amenizar o calor e assim evitar desmaios devido as altas
temperaturas.
Além disso, o piso da unidade está em seu estado bruto, soltando
poeira, piorando as condições do ar no local de trabalho. Ao ser inalada, a poeira do cimento pode
acarretar problemas respiratórios, principalmente aos trabalhadores com maior
sensibilidade ao pó.
De acordo com o dirigente sindical Josiel Reis essa situação
se repete em outras unidades e precisa da atenção dos diretores dos Correios. “Gostaria
de acreditar nas promessas feitas hoje pelo vice diretor, mas só o tempo e a
competência dirá.”, completa.
A unidade também tem defasagem de efetivo e faltam veículos,
sendo que os existentes estão em péssimas condições assim como os materiais de trabalho: bolsas e bicicletas. O Sintect/SC manterá um trabalho permanente nos
locais de trabalho de maneira a realizar um minucioso levantamento das
condições de trabalho nas unidades e assim chamar a atenção dos diretores dos
Correios, com o intuito de solucionar os problemas.