Quer acompanhar as notícias
do sindicato em tempo real?
Cadastre-se na Lista de Transmissão do Sintect/SC:
Envie nome e unidade de lotaçãopara o whatsapp
(48) 99934-0447
   História

"Um sindicato é uma associação de trabalhadores que se constitui para defender os interesses sociais, econômicos e profissionais relacionados com a atividade laboral dos seus integrantes. Trata-se de organizações democráticas que se encarregam de negociar as condições de contratação com as entidades patronais.

Os sindicatos são os representantes dos seus sócios (os sindicalizados) e desenvolvem negociações coletivas com as empresas ou associações de empresas. Os salários, os tempos de descanso, as férias, a capacitação e as licenças (maternidade, doença, etc.) são algumas das condições que os sindicatos devem acordar com a entidade patronal.

Conhece-se como contrato coletivo de trabalho (ou convenção coletiva de trabalho) qualquer contrato estabelecido entre um sindicato (ou grupo de sindicatos) e um ou mais empregadores. Estes contratos estipulam as condições mínimas implícitas em cada contratação.

A união dos trabalhadores através de um sindicato confere-lhe a força necessária para negociar com as empresas. Caso contrário, as suas reivindicações seriam provavelmente ignoradas pelas entidades patronais e não surtiriam quaisquer efeitos.

Os trabalhadores têm liberdade sindical para se organizarem de acordo com a sua própria vontade e sem intromissão por parte do Estado, das empresas ou de outros sindicatos. Ou seja, nenhum empregador pode obrigar um empregado a abandonar um sindicato ou a aderir a outro. Por outro lado, também nenhum sindicato pode aliciar ou fazer pressão com vista a chamar trabalhadores para junto de si, isto é, à força."

Fonte: https://conceito.de/sindicato

 

O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina nasceu da necessidade de organização da categoria ecetista catarinense, com essa ideia de ser o respaldo e a linha de frente dos trabalhadores. 

As decisões que refletem na categoria sao tomadas democraticamente nas assémbleias, com a ampla participação dos trabalhadores, todos com direito à voz e voto.

Hoje, o Sintect/SC é filiado à CSP-Conlutas, Central Sindical e Popular:

"A CSP-Conlutas pauta a sua atuação pela defesa das reivindicações imediatas e interesses históricos da classe trabalhadora, tendo como meta o fim de toda forma de exploração e opressão. Nossa luta tem a perspectiva de alcançar as condições e construir uma sociedade socialista, governada pelos próprios trabalhadores e trabalhadoras.

Por isso, nossa entidade defende a autonomia e independência frente ao Estado, governos e partidos políticos, a construção da unidade como valor estratégico na luta dos trabalhadores e trabalhadoras, a ação direta, a mobilização coletiva de nossa classe como forma privilegiada de luta."

Fonte: http://cspconlutas.org.br/quem-somos/historia/

 

O Sintect/SC se pauta na luta em defesa da classe trabalhadora de Correios e Similares em Santa Catarina, diante de quaisquer governos que venham a atacar os interesses e direitos dos ecetistas.

 

Contato
Rua Heronildes José da Silva, 190
CEP: 88110-624 - Bairro Floresta, São José/SC
Telefones/Fax: 0800-646-1992 | (48) 3346.1992 | (48) 3346-3448
Horário de funcionamento: 8h as 12h / 13h as 17h