Parabéns a todas as trabalhadoras ecetistas dos Correios

Em meio às versões sobre sua origem, o Dia Internacional da Mulher representa uma jornada contínua de lutas e reivindicações por igualdade e condições dignas para as mulheres.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, possui raízes profundas na história, marcadas por episódios significativos que moldaram a luta das mulheres por direitos e condições dignas de vida e trabalho.
 
No final do século 19, mulheres em diversos contextos ergueram suas vozes pelo direito ao voto. 
 
O convite à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, em 1910, já evidenciava seu caráter de classe, convocando partidos socialistas e organizações femininas. 
 
Foi nesse encontro que Clara Zetkin propôs a instituição do Dia Internacional da Mulher, inicialmente celebrado em 19 de março de 1911.
 
A escolha da data remonta à Revolução de 1848 em Berlim, conectando-se ao dia anterior, 18 de março, dedicado à homenagem aos "caídos de março". 
 
Na Alemanha, o segundo Dia Internacional da Mulher foi em 12 de maio de 1912, mas a prática de celebrá-lo em 8 de março começou em 1914.
 
O cartaz "Dia da Mulher / 8 de março de 1914 – Sufrágio Feminino Já" marcou esse momento, conectando as mulheres à Revolução Russa de 1917.
 
Paralelamente, na Rússia de 1917, operárias de Petrogrado insurgiram-se contra a guerra e a miséria, desencadeando a Revolução.
 
Nos Estados Unidos, operárias da indústria têxtil protagonizaram greves que, entre o final do século 19 e o início do século 20, foram brutalmente reprimidas, culminando em um trágico incêndio que ceifou a vida de mais de uma centena de mulheres. 
 
No Brasil, essa é a versão popular que associa o 8 de março ao incêndio na Triangle Shirtwaist Company, em 1911, que expôs as péssimas condições enfrentadas pelas trabalhadoras na Revolução Industrial. 
 
As causas incluíam más instalações elétricas, trancamento de portas pelos proprietários e combustível abundante na forma de tecidos.
 
A celebração se espalhou por países, como Estados Unidos, Suíça, Dinamarca, Áustria, França, Holanda, Suécia e Rússia, antes de ser oficializada pela ONU em 1975.
 
Atualmente, o 8 de março é feriado nacional em diversos países, como a Rússia. 
 
Na China, as mulheres desfrutam de meio dia de folga, seguindo recomendações governamentais, enquanto nos Estados Unidos, o mês é marcado por manifestações pelos direitos das mulheres. 
 
Em meio às versões sobre sua origem, o Dia Internacional da Mulher representa uma jornada contínua de lutas e reivindicações por igualdade e condições dignas para as mulheres.

0800-646-1992

(48) 3346-1992

(48) 3346-3448

sintect.santacatarina@gmail.com

Das 8h as 12h / 13h as 17h

Designed by HTML Codex