CSP-Conlutas
Congresso e Encontro Internacional fortalece a luta contra a privatização
26 OUT 2017
Entre os dias 12 a 15 de outubro foi realizado em São Paulo o 3º Congresso Nacional da CSP-Conlutas.
 
O Congresso deu voz aos setores populares dos movimentos sociais e reafirmou o caráter Classista da Central Sindical, sua internacionalização, democracia popular e a independência do governo.
 
- O evento contou com a participação de setores oprimidos que puderam ter suas vozes enaltecidas e suas angustias ouvidas - destaca Giovani Zoboli, Secretário Geral do Sintect/SC. 
 
O Congresso foi um marco na história da Central com a participação de mais de 100 trabalhadores vindos de outros países para transpor e aglutinar suas histórias de lutas.
 
- Saímos fortalecidos para construir a Greve Geral para o dia 10 de novembro contra todos os ataques a classe trabalhadora, e ainda:  - para revigorar as nossas bases sindicais e os movimentos populares na luta contra o capitalismo e a classe patronal  - concluiu Zoboli.
 
Encontro das Américas 
 
Entre os dias 16 e 17/10 foi realizado o 1° Encontro das Américas da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas onde foi discutida a situação política do continente americano.
 
Durante o Encontro os debates tiveram como temas setoriais, a Indústria, Mineração, Petróleo, Comunicação/Postal, Transportes, Educação, Funcionalismo Público e Movimentos Populares. Para poder gerar um panorama da situação desses setores no continente.
 
No evento foi realizado um painel sobre o “Governo Trump e a América Latina” para tratar da situação presente e da perspectiva futura da influência do governo imperialista e de extrema direita no continente americano e no mundo.
 
Por fim, o encontro contou grupos temáticos para tratar do Combate ao Racismo, Combate ao Machismo, Imigrantes, LGBTT e a Criminalização dos Movimentos Sociais.
 
O Encontro teve a participação de etnias e diferentes culturas nas discussões das consequências do imperialismo capitalista e sobre quais são as formas de combate. 
 
- Um encontro onde se podem ver questões do Capitalismo de diferentes ângulos - comentou o Secretário Geral do Sintect/SC Giovani Zoboli.
 
O Sintect/SC participou para caracterizar e discutir como estão os projetos internacionais do imperialismo com a privatização e o sucateamento dos serviços públicos postais para os setores de Comunicação/Postal.
 
- Desta maneira, podemos organizar a luta dos trabalhadores contra a privatização da ECT. O sucateamento, falta de funcionários e os ataques aos benefícios são situações vivenciadas por trabalhadores em empresas de transporte e entrega em vários países do mundo.  - lembra Zoboli.
 
Setorial Comunicação 
 
O setorial de Comunicação contou com a participação de representantes do Brasil, Palestina, Tunísia e do Chile.
 
O grupo discutiu suas experiências de organização, funcionamento e luta do movimento sindical em cada um desses países. Uma discussão com muita diversidade cultural e com um ponto em comum: a luta operária contra as patronais.
 
O setor de Comunicação/Postal/Call Center em todos esses países vem sofrendo ataques de seus governos na tentativa da retirada de direitos, contudo, esses governos vêm encontrando resistência e luta.
 
Exemplo claro desses ataques é o que os Governos Petista/Temer vêm tentando ao longo dos anos implantar nos Correios do Brasil - com o sucateamento, falta de funcionários e com a tentativa de retirada de direitos conquistados historicamente  - a privatização.
 
Essas mesmas lutas vêm sendo enfrentadas internacionalmente pela Palestina, Tunísia e Chile. 
 
Por esse motivo se faz necessário uma internacionalização do enfrentamento a esses governos e a seus ataques. 
 
Encaminhamentos
 
1) Todo apoio ao povo palestino e ao sindicato postal, que lutam contra a ocupação sionista de Israel;
2) Criação de um grupo de Whatsapp para trocar experiências, fortalecer a cooperação e solidariedade de classe mútuas nas lutas dos trabalhadores dos países supracitados;
3) Elaboração de um documento desse setorial para o próximo encontro da REDE que acontecerá em Madrid no mês de janeiro em 2018.
 




Mais Notícias em CSP-Conlutas:
Correios demite Carteiro após a greve
19-10-2017
Contato
Rua Heronildes José da Silva, 190
CEP: 88110-624 - Bairro Floresta, São José/SC
Telefones/Fax: 0800-646-1992
(48) 3346.1992
/ (48) 3346-3448
Horário de funcionamento:
8h as 12h / 13h as 17h
Cadastre-se para receber nossas notícias:
cadastrar ou remover
Receba notícias por SMS
cadastrar     remover